Núcleo de Humanidades e Linguagens (NHL)

Fornece suporte e capacitação didático-pedagógica para a melhoria de atividades de ensino tanto na educação superior quanto na educação básica. Contribui com a análise e aprovação das propostas de cursos online. Apoia os cursos da UNIFEI de forma articulada com as unidades acadêmicas que os abrigam, visando à qualidade do trabalho docente no tocante ao desenvolvimento das competências técnico-pedagógicas, realiza estudos nas áreas de Educação, Humanidades e Linguagens a fim de subsidiar a aplicação de novas metodologias, atualizar os processos avaliativos e as práticas pedagógicas em todos os níveis de ensino;

Docentes:

PROJETOS:

Revista Aman-ti-kyr

A Revista Aman-ti-kyr é um periódico semestral de divulgação científica da área da educação, de postura interdisciplinar, que integra as atividades acadêmicas do Núcleo de Humanidades e Linguagens (NHL) do Centro de Educação (CEDUC) da Universidade Federal de Itajubá.​A revista é um espaço lugar de interlocução com a escola e os sujeitos que a constroem cotidianamente contribuindo para a reflexão e a disseminação de conhecimentos relacionados à educação, ao humano, às linguagens, à cultura e à interdisciplinaridade.

​Por meio de suas seções, possibilita a interatividade entre esses vários componentes da trama educacional que são o nosso público-alvo: discentes, docentes, teóricos e pesquisadores da educação e demais sujeitos da comunidade escolar e da Universidade. Nesse sentido, a Revista Aman-Ti-Kyr quer ser um veículo da relação “extra-muros” que viabiliza o contato entre a academia e a escola.

Coordenadora: Alessandra Rodrigues
Colaboradora: Ana Carolina Sales

Ledicamp – Letramentos digitais no campus

Considerando a cultura digital em que estamos hoje inseridos e a necessidade de usos críticos e criativos das tecnologias nos mais diversos contextos sociais, nas relações de trabalho, nas escolas etc., o projeto tem como objetivo geral promover a inclusão digital e social e desenvolver letramentos digitais de sujeitos com nível fundamental e médio de escolaridade, em articulação com a formação inicial de professores para uso pedagógico das tecnologias. Realizado desde 2018, vem buscando ampliar a formação dos participantes do projeto, inicialmente, funcionários(as) terceirizados(as) que realizam a limpeza do campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itajubá/MG.

Coordenadora: Alessandra Rodrigues
Professora do Projeto: Ana Carolina Sales
Professora do Projeto: Cibele Moreira Monteiro

Bolsistas 2018::
Jessica Dessihé Canuto Flora da Silva
Ivan Venâncio de Oliveira Nunes

Bolsistas 2019:
Anna Hester Marotti Magalhães
André Frossard Portellada

Conversas cruzadas: gênero, raça e inclusão

Desde uma perspectiva interseccional e a partir de diálogos que contemplem temas como gênero, raça e inclusão, o projeto visa promover encontros entre alunos e servidores da Unifei com profissionais da educação em atuação em Itajubá e no Sul de Minas Gerais. A iniciativa tem por objetivo geral a promoção de debates e instrução de novos processos de formação docente e discente ligados aos temas supracitados. Do ponto de vista metodológico, o projeto está dividido em quatro frentes de trabalho: (i) Grupo de Estudos, (ii) Oficinas Interseccionais, (iii) Mini-Curso sobre Interseccionalidade, Educação e Cultura e (IV) Produção acadêmica. Cada uma dessas frentes tem afazeres específicos que estão dispostos num cronograma previsto para ser cumprido em 10 meses (março a dezembro de 2020). Para além de suas atividades fins extensionistas e de sua associação com eventuais disciplinas da Unifei, o projeto visa também resultados ligados à produção acadêmica, a saber: a publicação de um artigo científico e a apresentação de três trabalhos em congressos. Número de registro do projeto na Pró-Reitoria de Extensão da UNIFEI: PJ064-2020.

Coordenador: Paulo Cezar Nunes Junior
Colaboradora: Denise Pereira de Alcântara Ferraz