Especialização em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade (TFPS) – Turma 2021

O CURSO DE TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE

O compromisso da UNIFEI não se limita apenas à formação de profissionais para o mercado, mas também abarca a produção de conhecimentos por meio de atividades permanentes e pesquisas que contribuam para a otimização de produtos e processos e, indiretamente, à colaboração da melhoria da qualidade de vida.

O curso de Especialização em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade amplia as áreas de reflexão e conhecimento e consolida a inserção da Universidade nas questões da sociedade, das políticas públicas, do desenvolvimento local-regional, das tecnologias, da gestão social e, essencialmente, nos campos da educação, em seus diferentes aspectos.

O curso tem como característica fundamental a flexibilidade, conciliando diversidade de interesses, disponibilidade de tempo e dispersão geográfica. O planejamento das atividades é baseado na metodologia colaborativa, com atividades interativas por meio de dinâmicas individuais e de grupo, buscando a melhoria da construção coletiva do conhecimento.

Temas importantes ligados à educação e suas relações com as tecnologias são tratados a partir dos estudos sociais em ciência e tecnologia.

Os temas são trabalhados em quatro módulos com os respectivos conteúdos:

MÓDULO DE FUNDAMENTOS: Tecnologias e Educação; Trabalho, Tecnologias e Formação; Ciência, Tecnologias e Sociedade.

MÓDULO DE FORMAÇÃO: Princípios Democráticos na Formação; Políticas Públicas e Sociais; A Construção da Cidadania em Tempos de Globalização.

MÓDULO BÁSICO: Metodologia do Trabalho Científico; Didática em Contextos de Atividades em Redes; Interdisciplinaridade, Tecnologias e Produção de Conhecimento.

MÓDULO PRÁTICO: Mediações de Conflitos em Processos de Formação; Procedimentos Tecnológicos e Processos de Formação; Avaliações e Intervenções em Contextos de Formação.

Durante o transcorrer do curso, o aluno desenvolve, na prática, dentro do ambiente virtual, atividades de treinamento sobre um tema de sua escolha para o trabalho final que é aprimorado passo-a-passo com os conceitos trabalhados em cada disciplina.