Sobre

Programa UAB – Cursos e Polos

Programa UAB – Cursos e Polos

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído pelo Decreto n° 5.800, em 08 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”.

Trata-se de um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos superiores por meio da educação a distância (EaD), prioritariamente, para a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, assim como, dirigentes, gestores e trabalhadores em educação dos estados, municípios e do Distrito Federal. Atualmente, o Sistema UAB conta com 133 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), ofertando 800 cursos em 777 polos (dados atualizados em jan/2018).

Os Polos UAB são mantidos em regime de colaboração por estados e, especialmente municípios, visando garantir o apoio acadêmico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino-aprendizagem.

A UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

A meta prioritária do Sistema UAB é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, por isso, as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica.

UAB/Capes

Os cursos de nível superior do CEDUC Unifei são ofertados em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem como meta a contribuição para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação.
As vagas são abertas mediante Edital divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade então submete suas propostas de cursos, número de vagas e opções de Polos de Apoio Presencial.
Não há uma periodicidade definida para abertura dos editais, número de vagas e aprovação de novos cursos.

O Processo Seletivo

Com a aprovação pela Capes, os cursos de especialização são ofertados após realização de processo seletivo.
Para participar do processo seletivo do NEaD Unifei, o candidato deve possuir diploma de curso superior. Vale registrar que o curso de graduação em Física possui processo seletivo diferenciado dentro da Universidade.

As aulas

Os cursos são gratuitos para os estudantes. As aulas são disponibilizadas na plataforma Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem, que oferece várias ferramentas que possibilitam o trabalho colaborativo, bem como o acompanhamento do aprendizado dos estudantes.
Durante o curso, é obrigatória a participação nas atividades presenciais realizadas nos Polos de Apoio Presencial, consulte nos Cursos disponíveis abaixo.

Certificados

Será emitido um Certificado de Conclusão de Curso pela Universidade Federal de Itajubá aos alunos que finalizarem o curso e obtiverem nota geral igual ou superior a 7 (de 10 pontos).
O Certificado especifica o histórico das disciplinas, notas e o corpo docente (com titulação).

Informações

Os novos Editais são publicadas neste site e nas redes sociais.
Receba nosso Boletim Eletrônico cadastrando AQUI.
Ou preencha o Cadastro de Interessados no final desta página.

Clique aqui para conhecer os Polos

Os Polos de Apoio Presencial são as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior no âmbito do Sistema UAB. Mantidos por municípios ou Governos de Estado, os polos oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância.

O Polo de Apoio Presencial também pode ser entendido como ‘Local de Encontro’ onde acontecem os momentos presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais.

O objetivo dos Polos é oferecer o espaço físico de apoio presencial aos alunos da sua região, mantendo as instalações físicas necessárias para atender aos alunos em questões tecnológicas, de laboratório, de biblioteca, entre outras.

CONHEÇA ABAIXO OS CURSOS DA UAB/UNIFEI
 CONCLUÍDOS
Slide 3
Curso de Design Instrucional
DI
Slide 3
Curso de Gestão de Pessoas
GP
Slide 3
Curso de Gestão Educacional
GE
previous arrow
next arrow
.
EM ANDAMENTO
Slide 1
Curso de Licenciatura
em
Física
Slide 2
Curso de Tecnologias,
Formação de Professores
e Sociedade
TFPS
previous arrow
next arrow
.
ESTAMOS TRABALHANDO PARA NOVAS OFERTAS
ACOMPANHE NOSSAS DIVULGAÇÕES