ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE PESSOAS

As novas concepções de organização caracterizam-se por mudanças nos processos internos e na valorização da qualidade de vida dos profissionais. Acompanhando essas mudanças, têm se destacado no meio acadêmico pesquisas que, ancoradas nas proposições advindas das Ciências Humanas e Sociais, apresentam novos olhares sobre as relações de trabalho.

O Centro de Educação (CEDUC) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), atento às transformações pelas quais as organizações têm passado, oferece, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) a Especialização em Gestão de Pessoas. Por meio de teorias e conceitos, associados ao relato e à análise de experiências, as disciplinas do curso fornecem subsídios teóricos e práticos para os profissionais interessados no estudo dos elementos centrais de qualquer organização: os seres humanos, suas possibilidades e seus limites.

O curso propõe-se a realizar um repensar crítico do trabalho como atividade eminentemente humana e humanizadora. As disciplinas oferecidas oportunizam a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes importantes para aqueles que são responsáveis pela gestão de pessoas ou que estudam essa temática, possibilitando tanto o aprimoramento da atuação profissional dos alunos quanto o desenvolvimento de novas pesquisas acadêmicas.

Conheça os Componentes Curriculares e Ementário do Curso _ 2022

Veja o Calendário simplificado do Curso

OBJETIVOS

• Propiciar uma formação especializada quanto às abordagens teóricas e práticas relacionadas ao tratamento humanístico no mundo do trabalho, sob uma perspectiva educacional transformadora.
  • Desenvolver competências e habilidades necessárias para a promoção de uma visão integrada e integradora das relações sujeito-trabalho e de atuação em rede.
  • Capacitar os profissionais para uma atuação proativa e ética em contextos de desafios e tensões que requerem formação técnica e humana, bem como para o trabalho com a diversidade, com posturas de respeito a diferentes universos sociais e culturais.
  • Contribuir para a produção de conhecimentos de forma autônoma e para a elaboração de projetos que possam efetivamente ser aplicados no ambiente de trabalho.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

• Usar conhecimentos teóricos e práticos para embasar as ações cotidianas;
  • Desenvolver capacidades analítica, sintética e crítica de textos, situações e fatos;
  • Comunicar-se oral, escrita e graficamente de modo claro e efetivo, com adequação vocabular e promoção do diálogo saudável entre as pessoas nas mais diversas situações;
  • Mediar e resolver conflitos de modo pacificador;
  • Reconhecer e valorizar as habilidades, as aptidões e os talentos de cada pessoa;
  • Estimular o desenvolvimento humano e profissional de cada pessoa;
  • Trabalhar em equipe;
  • Formar equipes que atuem como multiplicadoras de conhecimento e de competências;
  • Estabelecer, mensurar e cumprir coerentemente prazos, metas e objetivos;
  • Delegar tarefas;
  • Estabelecer redes de networking;
  • Saber dar e receber feedbacks;
  • Desenvolver e estimular a criatividade, a criticidade e a resolução de problemas;
  • Ser empático;
  • Agir com ética e responsabilidade.

PÚBLICO-ALVO

• Professores e dirigentes de instituições de ensino públicas, preferencialmente da Educação Básica;
  • Profissionais de instituições públicas ou privadas e de entidades do terceiro setor e demais profissionais interessados em gestão de pessoas, desde que possuam formação em nível superior e atuem em atividades de Educação formal ou informal;
  • Graduados que atuem em movimentos sociais, em programas de formação para a Cidadania ou que lidem diretamente com resolução de conflitos em seu ambiente de trabalho.

PERFIL DO EGRESSO

Espera-se que o egresso seja capaz de demostrar competências de gestão em organizações de ensino e de serviços, conhecer, criticamente, os elementos e a dinâmica que permeiam os cenários do mundo do trabalho, com vistas à capacidade de criar condições materiais e imateriais garantidoras dos valores humanos e da qualidade de vida.

DADOS ESPECÍFICOS

Modalidade: Especialização – Lato Sensu